segunda-feira, 15 de junho de 2009

Rádio Digital

Por Sabrinna Albernáz

O radio digital caracteriza-se por colocar a informação em sistemas computarizados e usar o sistema binário, ou seja, codificar a informação em “1” e “0”.Enquanto que o radio analógico tradicional processa os sons em padrões de sinais elétricos que semelham ondas de som. A substituição para técnicas digitais oferece possibilidades não propiciadas pelos sistemas analógicas AM e FM.
As principais emissoras brasileiras já começaram a transmitir a programação com a tecnologia, proporcionando um ganho considerável na qualidade do áudio. Em termos concretos, pode-se escutar rádio AM com qualidade de FM e ouvir as músicas FM com qualidade de CD.

No entanto, para usufruir da regalia, é preciso ter um aparelho habilitado para receber os sinais transmitidos digitalmente, diferente do sinal analógico utilizado hoje em dia pelos aparelhos de som.

Vantagem não é apenas a qualidade do som

Além de ouvir estações de rádio com qualidade de CD, o sistema digital possui outras vantagens bem interessantes ao ouvinte. A primeira é que não há interferência, tão comum em rádios AM. Um liquidificador ou o motor do carro podem causar interferência na transmissão analógica, por exemplo.

Outra vantagem é a convergência de mídias, já que o aparelho de rádio digital pode receber textos e imagens.

7 comentários:

  1. Filipe Camilo

    embora não seja o foco deste trabalho, é importânte também entender o que é a rádio digital para que se possa diferenciá-la da web rádio. embora sejam duas evoluções irmãs no tempo, são diferentes em suas bases.

    ResponderExcluir
  2. Interessante perceber quão importante é acompanhar a evolução tecnológica, pois de nada adianta existirem aparelhos sofisticados - como muito bem citado na matéria - se os usuários não sabem/podem usurfruir dos benefícios. Parabéns meninos!!

    ResponderExcluir
  3. Simples, sucinto e direto. Gostei da maneira como vocês trataram um assunto tão complexo, para o entendimento de leigos, como eu! rsrs

    Adorei vocês terem colocado o esquema de como funciona a rádio digital.

    Parabéns.
    Nathália Coelho

    ResponderExcluir
  4. A sonoridade, própria do rádio, é uma ferramenta que enriquece este veículo. O uso dos BGs (background) pode ser ainda mais explorado na rádio digital, pode ser transmitido com mais clareza, sem interferências. Isso é bastante positivo.
    Os ouvintes podem compreender melhor a notícia e se envolver mais, quando são captados pelo "som" que ela possui. Isso contribui para a profissão de repórter de rádio.

    Melhor do que adjetivar é usar a sonoridade do ambiente. Esta transmite "imparcialmente" o fato e dão mais veracidade à notícia. Ainda ajudam o repórter a narrar o episódio.
    Por Camila Peres

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do blog. Layout simples, facilita a leitura, bons textos e acho que exploraram bem as diversas mídias.

    Parabéns pelo trabalho!
    Clélia Lima

    ResponderExcluir