segunda-feira, 15 de junho de 2009

Editorial
















Por Luara Nunes
A rádio desde seus primórdios é um meio de comunicação que atinge uma grande quantidade de pessoas. Nos anos que antecederam a televisão estima-se que metade da população brasileira escutava rádio. Porém com o advento da TV, o rádio começou a passar por adaptações para não perder seu público mais fiel.

Foram várias mudanças ocorridas no mundo radiofônico, desde a forma de narração à forma da programação apresentada. T udo isso, para tentar aproximar o público, já acostumado com a informação audiovisual.

Com as revoluções tecnologias e o ritmo de vida mais acelerada das pessoas, o rádio conseguiu pegar um gancho e se justapor novamente aos ouvintes. Cada vez mais a população escuta rádio no trânsito, nas ruas, nos transportes públicos e até mesmo em suas casas.

Umas dessas aproximações, esta sendo por meio da internet. Achou estranho? Isso mesmo! A mais nova vertente do rádio são as rádios web, ou seja, as rádios transmitidas por meio da internet.

As rádios web têm características das rádios convencionais e peculiaridades da internet. As características das rádios convencionais, encontradas nas rádios web são as programações ofertadas que variam de noticiários locais, nacionais e internacionais, a seleção de músicas, gravações editadas ou ao vivo e programas pré escritos. E as peculiaridades da internet utilizadas pelas rádios web são as possibilidades de se comentar a programação, assim como as matérias, a capacidade do usuário escolher o que quiser ouvir (música, notícia) e a competência de atingir, ainda mais, um maior número de ouvintes em todo mundo.

Outra vantagem das web rádios é que qualquer pessoa pode fazer a sua própria transmissão, ou seja, não há a necessidade de concessões como é o caso das rádios convencionais, fazendo das rádios web um dos meios mas democráticos de comunicação.

Foto: webjorsuperacao.blogspot.com

2 comentários:

  1. A rádio ainda é o meio de comunicação que mais tem alcance popular. As limitações para o seu uso é a mais reduzido. Meus familiares que moravam em fazenda sem energia elétrica, tinha esse único meio de comunicação usado com pilhas. E mesmo depois morando na cidade eles ainda preferem usá-lo. No site e no blog vocês usaram de uma ótima sensibilidade estética. O assunto predominante que é a rádio web ajuda a compreender bem essa adaptação dessa mídia, adaptação que se fez nescessário mas que, nem por isso desvaloriza a mídia tradicional.

    ResponderExcluir
  2. Este meio de comunicação talvez seja o mais favorecido na questão da temporalidade. O que ocorre neste momento pode facilmente ser noticiado ao vivo. A web proporciona mais disseminação e a liberdade para um “jornalista sozinho” criar a sua estação de noticias!

    ResponderExcluir