No fim do século XIX alguns cientistas ao redor do mundo fizeram impressionantes descobertas ligadas a comunicação em seus experimentos. Há alguma controvérsia quanto ao verdadeiro inventor da tecnologia de transmissão sonora por ondas de rádio, sendo que muitos atribuem tal descoberta ao italiano Guglielmo Marconi, e outros ao sérvio Nikola Tesla. A única certeza que temos aqui é que as primeiras patentes pertencem ao sérvio.

A primeira transmissão radiofônica registrada se deu em 1906 por Lee de Forest, nos EUA. No caso do Brasil, a primeira transmissão radiofônica deu-se em 1922, no centenário da independência, no Rio de Janeiro, levando o discurso do presidente Epitácio Pessoa a Niterói, Petrópolis e São Paulo.
Em seus primórdios, as transmissões do rádio eram notícias, geralmente retiradas dos impressos do dia para serem lidas e comentadas, radionovelas e programas de auditório. Com o tempo a produção das notícias passou a ser própria, e foram incluídos também programas humorísticos e musicais.
No Brasil, segundo pesquisas da Ipsos-Marplan em 2001, o rádio é o segundo meio de comunicação em alcance, sendo que 88% da população ouve rádio. Segundo dados do Ministério das Comunicações, o Brasil possui aproximadamente 3.000 emissoras de rádio. Como no caso da televisão, uma estação de rádio necessita de concessão do governo federal para ficar no ar. Como parte do setor de telecomunicações, é regulamentado pela Anatel.
Sempre um meio de grande penetração, mesmo hoje, na era digital o rádio não se enfraquece, ocupa-se, sim, de mudar sua forma de interação (desde o celular até o próprio computador) o rádio ainda se mantém potente. Inclusive, agora, é até mesmo possível se ter sua própria estação de rádio em casa.
O Brasil foi o quarto país no mundo a entrar para a era digital no rádio por motivo de grande parte dos aparelhos no país serem analógicos, o governo decidiu adotar o modelo americano do rádio digital, o Iboc (In Band On Channel), pois ele permite a transmissão simultânea da programação nos
A primeira transmissão radiofônica registrada se deu em 1906 por Lee de Forest, nos EUA. No caso do Brasil, a primeira transmissão radiofônica deu-se em 1922, no centenário da independência, no Rio de Janeiro, levando o discurso do presidente Epitácio Pessoa a Niterói, Petrópolis e São Paulo.
Em seus primórdios, as transmissões do rádio eram notícias, geralmente retiradas dos impressos do dia para serem lidas e comentadas, radionovelas e programas de auditório. Com o tempo a produção das notícias passou a ser própria, e foram incluídos também programas humorísticos e musicais.
No Brasil, segundo pesquisas da Ipsos-Marplan em 2001, o rádio é o segundo meio de comunicação em alcance, sendo que 88% da população ouve rádio. Segundo dados do Ministério das Comunicações, o Brasil possui aproximadamente 3.000 emissoras de rádio. Como no caso da televisão, uma estação de rádio necessita de concessão do governo federal para ficar no ar. Como parte do setor de telecomunicações, é regulamentado pela Anatel.
Sempre um meio de grande penetração, mesmo hoje, na era digital o rádio não se enfraquece, ocupa-se, sim, de mudar sua forma de interação (desde o celular até o próprio computador) o rádio ainda se mantém potente. Inclusive, agora, é até mesmo possível se ter sua própria estação de rádio em casa.
O Brasil foi o quarto país no mundo a entrar para a era digital no rádio por motivo de grande parte dos aparelhos no país serem analógicos, o governo decidiu adotar o modelo americano do rádio digital, o Iboc (In Band On Channel), pois ele permite a transmissão simultânea da programação nos
modos analógico e digital.
O rádio digital traz inúmeras vantagens em relação ao tradicional que vão desde a qualidade do áudio, até a eliminação do incômodo das interferências de outros aparelhos nas transmissões, como ocorria quando alguns eletrodomésticos eram acionados próximos ao rádio ligado. Além disso, a paramentação digital permite que texto e imagens, como mapas e infográficos, por exemplo, possam ser transmitidos para o aparelho. A web rádio é outra vertente do rádio em franca ascensão atualmente.
Com o advento da Internet, todos os meios de comunicação se viram forçados a sofrer alguma transformação, de modo a adequar-se a nova era da informação e com o rádio não foi diferente.
O rádio digital traz inúmeras vantagens em relação ao tradicional que vão desde a qualidade do áudio, até a eliminação do incômodo das interferências de outros aparelhos nas transmissões, como ocorria quando alguns eletrodomésticos eram acionados próximos ao rádio ligado. Além disso, a paramentação digital permite que texto e imagens, como mapas e infográficos, por exemplo, possam ser transmitidos para o aparelho. A web rádio é outra vertente do rádio em franca ascensão atualmente.
Com o advento da Internet, todos os meios de comunicação se viram forçados a sofrer alguma transformação, de modo a adequar-se a nova era da informação e com o rádio não foi diferente.
Foto: radiochapadadoararipe.blogspot.com
Apenas uma sugestão: acho que aumentar um pouquinho o tamanho da fonte e o entrelinhado ajudam na leitura.
ResponderExcluirClélia Lima